PINDORAMA
QUERIDOS AMIGOS ESTAREMOS JUNTOS, NAS MALOCAS TUPYS PARA AS COMEMORAÇÕES DAS TRIBOS BRASILEIRAS. FICA O NOSSO ABRAÇO E MAIS NOVIDADES AUDITIVAS, DO PINDORAMA.
-PINDORAMA (BANZABÊ) ÁLBUM: NA BOCA DO POVO. SEGUEM AS FOTOS DAS TEMPORADAS, NO QUILOMBO E NA RESERVA ECOLÓGICA AMBOS NA COSTA DO DENDÊ.
Os Tupi-Guaranis
O principal grupo indígena do Brasil foi denominado tupi-guarani. Essa designação é linguística e se refere a um conjunto de línguas aparentadas, faladas por uma grande quantidade de tribos indígenas. Não existia, propriamente, uma única língua, nem se compartilhava uma única cultura. Contudo, acredita-se que essas línguas tiveram origem comum e foram se diferenciando com o passar do tempo.
Sua primeira proveniência teria sido do Baixo Amazonas, em cerca de 500 a.C., e logo ela se expandiria, em direção ao Sul, pelo Rio Tocantins e por outros que correm no Cerrado. Dali, teriam ido mais ao Sul, atingindo o atual Paraguai, seguindo, depois, para a costa e em direção ao Nordeste do Brasil. Acredita-se que, antes da chegada dos portugueses, já ocupavam quase todo o interior do Brasil. Os dois grandes grupos
linguísticos corresponderiam ao guarani, a Oeste, e ao tupi, a Leste. Apesar de existirem muitos outros grupos indígenas que não falavam línguas do tronco tupi-guarani, sua prevalência explica a influência predominante que tiveram no Brasil.
Por isso, as nossas heranças indígenas provêm, em sua maior parte, dos tupis e dos guaranis.
Os povos brasileiros pré-cabralianos usavam a cerâmica e seus costumes influenciaram, de forma decisiva, a nossa cultura, como a rede de dormir, ainda hoje tão utilizada em muitos lugares do Brasil.
As mulheres tinham posição social de
destaque e as relações de parentesco estavam, em grande parte, centradas nelas. Além de dominarem a agricultura das plantas nativas, esses índios caracterizavam-se por sua preocupação com o asseio, banhando-se com frequência nas águas abundantes e ainda límpidas das terras onde seria construído o Brasil. E tudo isso passou, de diversas maneiras, para a sociedade brasileira.
Fonte: São Paulo Faz História
Preparo do banquete ritual, por Theodore de Bry (1592)
Banquete ritual, por Theodore de Bry (1592)
A DANÇA DOS TAPUIAS ( ALBERT ECKHOUT)
QUILOMBO
FOTOS ADELE ARAGON
|
ANA MARIA & MATIAS MORENO |
ANA MARIA & MATIAS MORENO E MANÚ DA TRACANHOLA |
ANA MARIA & MATIAS MORENO |
ANA MARIA & MATIAS MORENO |
RESERVA ECOLÓGICA
FOTOS ADELE ARAGON
|
PINDORAMA " BANZABÊ"