Desde os tempos do Entrudo no Brasil Colônia, segundo Camara Cascudo, festeja-se os dias que precedem a Quaresma. À epoca da Colônia era dispensada, pela Igreja, festas e divertimentos próprios desse tempo.
Para entender tanta alegria em ruas brasileiras recorremos ao Câmara Cascudo em Dicionário do Folclore Brasileiro, e lá está pequenos detalhes da festa que de inicio era de intento religioso e marcava brincadeiras entre pessoas nas ruas. Os brincantes levavam nas mão artifícios como água, farinha do reino, fuligem, goma... arremessando nas pessoas e a brincadeira estava generalizada entre famílias, escravos e ruas da Colônia.
De todos os sortilégios da alma humana o Carnaval é um dos aspectos da Cultura de nosso Brasil.
Bom Carnaval a todos!
Para os dias atuais a Mala do Folclore arregimenta novidades.
Estamos em temporada de Verão e continuamos nossas viagens pelas estradas da Bahia, garimpando nossos tesouros e encontrado novos e velhos amigos.
Estamos de Malas prontas para apresentar nosso trabalho de Audição de Música Folclórica do Recôncavo a Costa Dendê. Entre estas as cidades de Cachoeira, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, subindo a Serra em direção a Morro de São Paulo , passaremos por Cruz das Almas,Sapéaçu, Santo Antonio de Jesus.
Traremos muitas folias e ritmias deste intento.
Muito Obrigado a todos e até breve!
Agenda de Verão 2017
Dia3/3/2017
Hora:20h
Local: Quilombo
Morro de São Paulo-Bahia.
Dia7/3/2017
Hora:20h
Local: Universo POL (Casa de Bambú).
Morro de São Paulo-Bahia.
Dia: 18/03/2017
Hora: 20h
Cidade:Cachoeira-Bahia.
Dia: 25/03/2017
Hora: 20h
Cidade: Sapeaçu-Bahia.
Estamos em nosso endereço :
Nenhum comentário:
Postar um comentário