Menina Brincando de Cabra-Cega. "Orlando Teruz"
Crianças Pegando Côco. "Gentil Garcez"
Ciranda. "Marisa Lacerda"
CONGRESSO DE FOLCLORE
- O primeiro Congresso Brasileiro de Folclore. Realizou-se no Rio de Janeiro de
22 a 31 de Agôsto de 1951. Sob a Presidência do Sr. Renato Almeida, Secretario
Geral da Comissão Nacional de Folclore, convocado pelo Instituto Brasileiro de
Educação, Ciência e Cultura (IBECC), comissão da UNESCO para o Brasil.
Coube a
iniciativa da convocação à Comissão Baiana de Folclore, por proposta do Sr.
José Calasans Brandão da Silva. Dez grupos de trabalho examinavam os estudos
enviados:
Coordenação, Nomenclatura e Classificação, Pesquisa e Registro,
Divulgação e Intercâmbio, Literatura Popular, Crendices e Superstições, Artes Populares, Música Popular, Demonstrações Folclóricas, Folclore e Educação,
Folclore e Economia, Redação Final.
O
Congresso foi instalado pelo Ministro Das Relações Exteriores, João Neves da
Fontoura e encerrado pelo Ministro da Educação e Saúde, Simões Filho.
Representaram-se a American Folklore Society, Centro de Estudos Antropológicos
do Paraguai, Associación Folklórica de Tucumán, Argentina, Instituto Etnológico
Nacional da Colômbia e um delegado de Portugal, único convidado oficialmente,
Prof. Jorge Dias.
O Congresso votou a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO além de recomendações
dos assuntos vitais da disciplina. Houve um programa variado e Demonstrações Folclóricas.
Foram apresentadas ao Congresso cento e setenta e cinco Teses. As conclusões doutrinarias aprovadas pelo
Congresso em sua CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO foram essencialmente as
seguintes:
I) O
primeiro Congresso Brasileiro de Folclore reconhece o estudo do Folclore como
integrante das Ciências Antropológicas e Culturais, condena o preconceito de só
considerar folclórico o fato espiritual e aconselha o estudo da vida popular em
toda sua plenitude, quer no aspecto material, quer no aspecto espiritual.
II)
Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo,
preservadas pela tradição popular e pela imitação, e que não sejam diretamente
influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou á
renovação e conservação do patrimônio cientifico e artístico humano ou á
fixação de uma orientação religiosa e filosófica.
III) São
também reconhecidas como idôneas as observações levadas a efeito sobre a
realidade folclórica, sem o fundamento tradicional, bastando que sejam
respeitadas as características do fato de aceitação coletiva, anônima ou não e
essencialmente popular.
IV) Em face
da natureza cultural das pesquisas folclóricas, exigindo que os fatos culturais
sejam analisados mediante métodos próprios aconselha-se, de preferência, o
emprego dos métodos históricos e culturalistas no exame e análise do Folclore.
As Teses apresentadas no congresso foram:
Adão Carrazzoni: Trovadores do Rio Grande do Sul;
Adígena Castelo Branco: Danças Alagoanas do Ciclo do Natal;
Agenor Lopes de Oliveira: O Cordão e os Capoeiras;
Aires da Matta Machado Filho: A Festa do Divino e os
Caboclinhos em Diamantina, Minas Gerais e Folclore e Educação;
Aldo Obino: Em Torno da Colheita Folclórica da Música sul- rio-
grandense da Região Serrana, Procedida no Verão de 1946;
Alexandre Lopes Bittencourt: A Feira de Caxixi;
Alfredo Povina: La Sociologia del Folkclore;
Alonso Aníbal da Fonseca: As Congadas Atuais, caso de sincretismo
total;
Aloisio de Almeida: Contos Populares Colhidos no Sul de São
Paulo;
Angélica Resende G. de Paiva: Lenda de Pirapora – Dança de
São Gonçalo – Dança do Carneiro – Cantiga de Reis (variante) Pirapora, Minas
Gerais;
Antonio Monteiro: A Presença de Olo-Rún no Culto Afro-Baiano;
Antonio Joaquim de Andrade e Almeida: Fotografias do Museu do
Ouro, Sabará, Minas Gerais;
Antonio Osmar Gomes: Tradições do Baixo São Francisco:
Arlindo de Souza: Estudos de Etnografia Portuguêsa;
Arnaldo Tavares: Folclore Médico Rural – Crendices Populares
Sobre a Bouba;
Bento Aguedo Vieira: Contribuição ás Pesquisas Sobre a Folia
do Espirito Santo em Santa Catarina:
Bruno Meneses: A Evolução do Boi-Bumbá:
Cacilda Borges Barbosa: Estudos Brasileiros para Canto;
Carlos A Miller: Poesia Popular(Trabalho
Póstumo com Introdução e nota de Walter Spalding;
Clovis Melo: O Folclore como Fator
de desenvolvimento da Literatura Brasileira;
Comissão Catarinense: Inquéritos
Realizados pela...;
Comissão Paulista: O Fato
Folclórico;
Conceição Borges Ribeiro: Alguns
Aspectos do Culto a Nossa Senhora Aparecida;
Dante de Laytano: Folclore no Rio
Grande do Sul (Tradições do Ciclo Agro-Pastoril);
Darcy Azambuja: Crendices e Superstições
da População Rural Sul-Rio-Grandense;
David Carneiro: Tropeiros do Planalto
e coisas do seu uso;
Déa Souza: Instrumentos Musicais Ameríndios;
Domingos Vieira Filho: Folclore no
Maranhão;
Emmanuel Djalma de Vicenzi: Arte
Popular;
Ênio de Freitas e Castro: As
Cavalhadas de Vacaria;
Ernesto Cruz: Festas Populares do
Pará – Costumes e Tradições e Aves Lendárias da Amazônia;
Esther Pedreira: Folclore Musicado
da Bahia;
Evanira Mendes: Dorme – Nenês;
Fausto Teixeira: A Flora na Quadra
Popular Mineira:
Florival Seraine: Estudos de
Lexicografia e Semântica Cearenses e Estudos Folclóricos e Etnográficos
Cearenses;
Frank Goldman: Comunicação sobre
alguns aspectos do Folclore Norte-Americano no Brasil;
Frederico Lane: Notas sobre As
Rabecas do Ribeirão Fundo;
Fulgêncio Pinto: Natal no Maranhão;
Gastão Justa: Notas sôbre o
Folclore;
George Colman: Os Mistérios das
Selva;
Levi Getúlio Cesar: Os Donos de
Algumas de Nossas Estórias;
Guilherme Santos Neves: “E”
Paragógico, o Alardo, Ticumbi, Poesia Popular das Rimas das Quadras Sôltas e
Representações Gráfica da Linguagem Popular;
Gustavo Barroso: Origem do Jaraguá,
a Guerra do Paraná, Trovadores e Cantadores, O Folclore das Guerras do Sul e o
Padre Cicero e o Folclore;
Henrique Fontes: O Pão por Deus;
Henriqueta Rosa Fernandes Braga: O
Cancioneiro Folclórico Infantil como Fator de Educação;
Hermógenes Lima Fonseca: Tentativa
de Sistematização;
Hildegardes Cantolino Viana:
Contribuição para o estudo da Cozinha Bahiana;
Isabel Vieira: Folia de Reis em
Guaxupé (Sul de Minas);
Ivan Pedro de Martins:
Sistematização do Estudo Folclórico;
João Batista Conti: Atibaia
Folclórica, Influencia Ameríndia na Música Folclórica do Nordeste;
João Batista Xavier: Festa de São
Cosme no Arraial;
João Dornas Filho: Trovas
Populares, A Sucuri e o Lendário Popular e Seitas e Crendices Populares do
Brasil;
João dos Santos Areão: O Cigarro de
Palha;
João Ribas Costa: Canoeiros do Rio
Santa Maria;
Joaquim Ribeiro e Wilson W.
Rodrigues: Romanceiro Tradicional do Brasil no Século XIX;
José Albertino Rodrigues:
Denominações Extra-Oficiais da Cidade de São Paulo;
José Aluísio Villela: O Côco de
Alagoas;
José Calasans Brandão da Silva:
Aspectos Folclóricos da Cachaça;
José Coutinho de Oliveira: Traba –
Lenguas e Trocadilho, Contribuição do Estudo da Poesia Popular e Orações e
Ensalmos;
José Loureiro Fernandes: A Congada
da Lapa – Notas para a Festa de São
Benedito;
José Siqueira: Sistema Trimodal
Brasileiro;
Lauro Palhano: Burundangas;
Leon Clerot: Três Lendas do Livro
Inédito, A Botânica no Folclore do Brasil;
Hal de Moura: Estudo da Linguagem
Popular;
Lizette T. R. Nogueira: O Ensino do
Folclore no Brasil;
Lucy Teixeira: Rodas Infantis;
Luís Carlos de Moraes: O Uso do
Couro no Passado Sul-Rio-Grandense;
Luís da Câmara Cascudo: Os Mitos Amazônicos
da Tartaruga e o Poldrinho Sertanejo e os Filhos do Vizir do Egito;
Luís Gomes G. de Freitas: Arreios
Gaúchos;
Luís R. de Almeida: Achegas
Folclóricas Sôbre a Música Popular;
Maria de Lurdes Borges Ribeiro:
Calendário Folclórico de 13 Cidades do Norte do Estado de São Paulo, Festa de
São Benedito de Aparecida e Chico Santeiro, um Artista de Aparecida;
Maria Pavão Von Bassewitz: Mitos e
Lendas, Crendices e Superstições na Medicina Popular do Brasil Austral;
Maria Silvia Pinto: Influencia do
Folclore na Música Erudita;
Mariza Lira: Afinidades do Folclore
Italiano e do Folclore Paulista;
Moacir M. F. Silva: Provérbios
Meteoro-agrícolas em Língua Portuguêsa, Fazer Chuva e Fazer a Chuva, A Mãe do
Ouro, Alguns Nomes de Chuva e Ventos e outros têrmos de Weather Lore no Brasil
e a Geografia e o Folclore;
Nicanor Miranda: As Cavalhadas de
Atibaia;
Nunes Pereira: Sahiré e Marabaixo;
Odorico Pires Pinto: A Tatuagem
como expressão Folclórica;
O. Ismaelino de Castro, M.
Cavalcanti Proença e José Ramos: O Folclore e o Ensino de Português no Curso Secundário;
Oracy Nogueira: Introdução a
Metodologia da Pesquisa Social;
Osorio Nunes: O Folclore aplicado
ao Turismo;
Oswaldo R. Cabral: Os Calungas de
Barro Cozido, Antigos Folguedos Infantis de Santa Catarina e a Necessidade do
Aparelhamento das Comissões Estaduais de Folclore;
Otavio Nunes: Arraias;
Othelo Rosa: Um Enigma do Folclore
Gaúcho;
Othon Xavier de Brito: Lendas
Carajás;
Paulo Jatobá: Benditos na Bahia;
Patrício Guerra: Notas Folclóricas;
Plinio de Almeida: Folclore
Canavieiro do Santo Amaro, Recôncavo da Bahia e Dendro-demografia;
Pórcia G. Alves: Canções de Roda;
Raymundo de Souza Brito: Festa do
Alardo em Cairu, Bahia;
Renato José Costa Pacheco: Advinhas
(Classificação e Análise T-II-8) e o Jogo do Bicho e a Musa;
Rossini Tavares de Lima: Fórmulas
para terminar estórias, quadro comparativo de alguns fatos folclóricos
coreográficos musicais no presente e no passado de 87 cidades paulistas, O
Erudito e o popularesco na Música Folclórica; Dança de Velhos, Notas sobre o
Romance de Antoninho e Recomendações de Almas, uma tradição que não
desapareceu;
Saul Martins: Folclore das Caçadas;
Silvio Júlio: Linguagem Popular dos
Gaúchos, Querência;
Silvio Salema Garção Ribeiro:
Canjerê – Macumba Brasileira – Fetichismo e o Racismo e a Música;
Théo Brandão: Os Maracatus de
Alagoas, Romances do ciclo do gado em Alagoas, Cheganças e Fandangos de Alagoas
e o Auto dos Cabocolinhos;
Urbano V. G. Salles: Pescadores de
Nossa Terra;
Verissimo de Melo: Estórias de Caboclo,
“Wellerism”, Dialetos Infantis, Maneiras de Dizer, Quem Dinheiro Tiver,
Quadrinhas Populares, Amigo da Onça, Gíria de Futebol, Há quatro coisas no
Mundo, e Silva de Comparações:
Vitor Peluso Junior: Geografia e
Folclore;
Walter F. Plazza: A Cerâmica
Popular Catarinense, Fandangos e Ratoeiras e o Lobisomem;
Walter Spalding: Superstições de
Sexta-Feira Santa e Festas de Natal, Ano Novo e Santos Reis;
Wanda K. Vianna Monte: Cantos de
Trabalho e Sinfonia Cabocla;
Yvonne Jean: A Necessidade de
Incentivo aos Trabalhadores Artesanais;
Frederico Lane, Jamile Japur e
Rossine Tavares de Lima: Notas sobre o atual Batuque ou Tambu no estado de São
Paulo;
Elsa Dellior Gomes: Algumas notas
sobre a influência francesa nas rodas Infantis;
Afonso Dias: O Batuque em Tietê;
Rossini Tavares de Lima: Os
Caiapós, dança de inspiração ameríndia;
Rossini Tavares de Lima e Jamile Japur:
Fórmulas Referentes a vender fiado;
Francisco Manoel Brandão: O
Folclore e as tradições a serviço da Propaganda, do Turismo e da Educação;
Com. Fluminense de Folclore:
Folclore Fluminense – Melodias Populares e Folclore Fluminense - Lendas e
Tradições;
Maria Dellia Millan de Palavecino:
El Nandutti en el Litoral Argentino;
José Siqueira: A puxada de Xaréu na
praia do Chega-Negra e os Cantos de Trabalho, Samba de Corrido, Samba de Chula,
O Côco Praieiro e suas características e A Musga do Quilombo;
Ramón Cezar Bejerano: Corridas de
Toro em Yaguaron;
Adolfo Acosta Meugarejo: Fiestas
Populares en el mercado dos Bocas;
Juan A. Segovia: Los últimos
Payaguá;
Léon Cadogan: La Rua de S. Juan;
Paulo de Carvalho Neto: Folclore
Paraguayo – Brasileño (La creencia y el saber popular sobre la reprodución
humana);
José Bezerra Gomes: O Brinquedo de
João Redondo.
Luís da Câmara Cascudo: DICIONÁRIO
DO FOLCLORE BRASILEIRO, págs.: 194 a 196, Rio de Janeiro – 1954.
Brincadeira de Criança. "Edesio Esteves"
Brincadeira de Criança."Ricardo Ferrari"
Ciranda de Roda. "Rosangela Borges"
- SALÃO DE AUDIÇÃO-
A Cobra da Àgua. (Bendito-Caboclo)
Àlbum: Rua da Festa
Obrigado... Amigos!!! por esse agradavel "Encontro".
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