sexta-feira, 4 de novembro de 2022

O DIVINO

 




                                                          - O Divino -

 

 

 

O feixe

De madeira

Que na cabeça

Eu trouxe do matão.

 

É o lenho

De tôco e graveto

Para a fogueira

Do divino São João.

 

É a rainha do milho

Na quadrilha do sertão

É pau-de-sebo, quebra-pote

Olha o xote campeão.

 

Rabeca, viola e zabumba

E no fifó aceso

O pífano da lagoa

De Santo Antônio de Lisboa.

 

Matias Moreno. O DIVINO. Álbum: Lagoa da Onça. “Ana Maria & Matias Moreno”. Bahia – 2022.

 

 

 

 

 

                                                  - PROGRAMA –

 

 

Baião – Informa dançar-se o Baião, sinônimo de Baiano, como uma parte do Samba, havendo outra maneira do convite á dança: “ forma-se de maneira diversa da que se usa em Sergipe e nos estados do Sul: em vez da embigada, atira-se com os dedos um estado de castanhola na direção da pessoa escolhida até que se forma a quadra e, dada vênia ao Cantor começa o Baião.

Renato Almeida. HISTORIA DA MÚSICA BRASILEIRA. Pag. 161. 2º edição. Rio de Janeiro-1942.

 

Baião – Entre os Cantadores sertanejos o Baião não é canto nem dança. É uma breve introdução musical. Executada antes do “Desafio”, antes do debate vocal entre os dois Cantadores. Denominam-se também Rojão de Viola, mais comumente. O pequenino trecho executado depois de cada Cantador cantar. (Sextilha, Decima, etc.) chama-se Rojão ou Baião.

Luís da Câmara Cascudo. VAQUEIROS E CANTADORES. Pag. 143. Ed. Globo. Pôrto Alegre-1939.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

O Divino. (Baião).
Álbum: Lagoa da Onça.







Foto: Elder Conceição.







Foto: Elder Conceição.





- CONVITE -

- Live - Temporada -
( Dia: 27 / 11 /  2022 )
Ás 16:00 horas  --  Brasil
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Em Cartaz: Cine ABC (Música Folclórica Brasileira).
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Muito Obrigado... por esse encontro.

Até Breve !!!














 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


sexta-feira, 21 de outubro de 2022

O REMANSO

 




                                                       - O Remanso -

 

 

 

O remanso

Vem ... de longe

De Pirapora a Sento Sé.

 

Foi, ele...

Quem emborcou

O "Cordeiro de Miranda"

No Pilão Arcado.

 

A corredeira

Arrastou o Almirante

E sua tripulação

Até o Juazeirinho.

 

Assim...

Foi embora

O Vaporzinho.

 

Matias Moreno. O REMANSO. Álbum: Lagoa da Onça.  “Ana Maria & Matias Moreno”. Bahia – 2022.




                                                  - PROGRAMA –

 

Moda-de-Viola – Viola: instrumento de cordas dedilhadas, por cinco ou seis, duplas, metálicas. Tendo seis cordas, repetem o mi ou o si. O encordoamento clássico era de aço, as duas primas e segundas, a terceira de metal amarelo (latão), o bordão de ré, de aço, o de lá e o de mi, de latão. A maioria (no Nordeste) tem dez trastos, as afinações variam, mi-si-sol-ré-lá ou, segundo Oneyda Alvarenga, mi-lá-ré-sol-si-mi, ou mesmo a inversão destas. É verdadeiramente o grande instrumento de Cantoria Sertaneja. Violeiro é sinônimo de Cantador. Outrora amarravam uma fita nas cravelhas, depois de cada vitória. Vi algumas Violas espetacularmente enfeitada de fitas multicolores, orgulho do Cantador que evoca os desafios representados por esses símbolos. Deve ter sido o primeiro instrumento de cordas que o Brasil conheceu. O século do povoamento, o Séc. XVI, foi a época do esplendor da Viola em Portugal, expresso nos Autos de Gil Vicente e nos Cancioneiros. O Padre Fernão Cardim cita abundantemente a Viola, o Pandeiro e o Tamboril e a Flauta. Espalhou-se por toda parte. É ainda o instrumento animador dos velhos bailes populares e devocionais no Norte e no Sul do pais. Cururu, Dança de São Gonçalo, Fandangos (quer no Auto Nordestino, quer nos bailes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo). Há imagens de São Gonçalo empunhando ou mesmo tocando Viola. Não me parece decair sua popularidade em todo território nacional.

Luís da Câmara Cascudo, VAQUEIROS E CANTADORES, 135-140, ed. Globo, Pôrto Alegre, 1939.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

O Remanso.(Moda-de-Viola).
Álbum: Lagoa da Onça.







Foto: Elder Conceição.







Foto: Elder Conceição.







- Em Cartaz !!! -

Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
Matinal, Matinê e Soirée.
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Até Breve ...

Muito Obrigado !!!.













 

 

 

 


terça-feira, 11 de outubro de 2022

O PAU BRASIL





 

                                                        - O Pau Brasil -

 

 

 

A folha

Da jurema.

 

O caboclo

Vai levando.

 

Vai levando

O Matalauê

E o Pankararé.

 

O Kiriri

O Rodela.

 

Vai levando...

O Cariri

O Pataxó

E o Kaimbé.

 

Na roda

Da índia Mairá

Com o índio Tuxá.


Matias Moreno. O PAU BRASIL. Álbum: Lagoa da Onça. “Ana Maria & Matias Moreno”. Bahia – 2022.




                                                      - PROGRAMA -

 

Caiapós – É o tipo da dança dramática, espécie de Caboclinhos, representada em São Paulo pelas cidades e vilas do interior, por um grupo de homens vestindo indumentária indígena, guiado pelo Cacique (Tuxava-Pajé) e um Curumi (menino). Usam apenas instrumentos de percussão, tambor, caixa, pandeiro, reco-reco, e os indígenas são armados de arco e flecha. Não há música nem canto. O Curumi finge estar sendo perseguido por inimigos brancos e cai morto, cercado pelo bailado dos companheiros. O Tuxava faz ação de Pajé, defumando-o dançando em torno e ressuscita-o, seguindo todos para repetir o baile noutro ponto. Ocorre nas festas de Natividade e Reis, Divino Espirito Santo e Sábado de Aleluia.   

Alceu Maynard de Araújo. CAIAPÓ. “Paulistânia”, nº 40, 42-43, São Paulo, 1951.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

O Pau Brasil. (Caiapó).
Álbum: Lagoa da Onça.







Foto: Elder Conceição.







Foto: Elder Conceição.





- RITMOS NATIVOS -

Cine ABC
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Á Todas "Tribos" do Brasil...

Muito Obrigado !!!






 

 

sábado, 1 de outubro de 2022

O CANDONGUEIRO

 




                                                      - O Candongueiro -

 

 

 

O Jongo

Do tambú

Gunga...

No congo do Zambê.

 

A tribo

Do ingono

Ingomba

O socador

No tucumbo do sarambú.

 

O rancho e o cordão

De cucumbi... sorongo

E caxambú.

 

No roncador

O urucungo do maracatu

E no quimbete do fungador

O sarambeque do bumba-meu-boi.

 

Matias Moreno. O CANDONGUEIRO. Álbum: Lagoa da Onça. “Ana Maria & Matias Moreno”. Bahia – 2022.

 

 


 

                                                  - PROGRAMA –


 Jongo – Tambú, instrumento de percussão usado nos Jongos de São Paulo. “O Tambú é um pau roliço, ôco, medindo mais ou menos um metro de comprimento e cerca de 35 a 40 centímetros de diâmetro, afinando para uma das extremidades: a posta a esta tem a boca obturada por um couro de boi, bem esticado e pregado na madeira, com tachas amarelas, e alguns cravos pretos... o Tambú é amarrado ao corpo do tocador por uma corda que dá duas voltas e assim o Candongueiro. Esta maneira difere das demais que tenho visto no Jongo de Cunha, no Batuque de Tietê, onde os tocadores de Tambú sentam-se sobre êle com as pernas abertas, para tocar”.

 Alceu Maynard de Araújo. O JONGO DE TAUBATÉ, Jornal de São Paulo, 8-2-1948.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

O Candongueiro. (Jongo).
Álbum: Lagoa da Onça.







Foto: Elder Conceição.







Foto: Elder Conceição.






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- Cine ABC -
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Muito Obrigado !!!



 

 

 

 


segunda-feira, 19 de setembro de 2022

BOA VIAGEM (Ritmos Brasileiros)







                                                      - Boa Viagem -

 

 

 

Disparou...

O canhão do Forte do Mar

Fecha, o portão Sinhá

Que o “bicho” vai pegar.

 

Anoiteceu

Na mata tupiniquim

A rede tupinambá

Balança o curumim.

 

Sambou... sambou...

Um caboclo encantado

Filho do terno

E pai do carnaval.

 

Rapadura

E alambique

Na Chapada.

 

Salve a mata

E a floresta do Brasil

De Oxóssi, de Obá e Ossaim.

 

Os brasões

Do império

E o símbolo

Da nossa cidade.

 

Tem festa de largo

Na quermesse da Boa Viagem

Pois o nosso Senhor

É navegante.

 

Mistura

Água Benta

Com alfazema.

 

O cortejo

Vai passar

Milho branco na rua

E foguete no ar.

 

A praia

Na Ilha da Piaçava

A seringa tapuia

Do Ubaitaba em Itacaré.

 

O moleque

Da Sinhá

Veio aqui

Para brincar.

 

Cativei... não veio

Cativei... já veio

Cativei... você

 

Cativei... prá ver

Cativei.

 

Matias Moreno. BOA VIAGEM. Álbum: Boa Viagem. “Ana Maria & Matias Moreno”. (Textos/Fragmentos). Bahia – 1974, 2005 e 2006.




                                                        - PROGRAMA -



O Forte do Mar. (Batuque).

A Oca. (Banzabê).

A Porta do Samba. (Samba-de-Terno).

O Jenipapo. (Canção Caipira).

A Mãe Preta. (Chula).

O Anjo da Vitoria. (Toada).

 

Boa Viagem. (Samba Bahiano).

A Cabocla. (Modinha).

O Cortejo. (Jongo Canção).

O Coco. (Toré).

O Moleque. (Miudinho).

Cativei. (Cantiga).



- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Boa Viagem. (Ritmos Brasileiros).







Foto: Elder Conceição.







- FACEBOOK -
Foto: Elder Conceição //  Arte: Adela Aragón López






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Até Breve...

Muito Obrigado...  por vossa visita.






 

 


terça-feira, 13 de setembro de 2022

A FOLHA DA MATA (Ritmos Brasileiros)





                                                      - A Folha da Mata –

 

 

 

Na “comedia”

Da Ilha do Paty

Eu vi ... eu vi.

 

No domingo

A alvorada festiva

Com a queima de fogos

Na pracinha principal.

 

Rainha nagô

Ganzá e tambor

Reco-reco

E cuíca.

 

Maria da alforria

Maria da caridade

Maria do festejo

Maria e seu desejo

Barroco português

 

Foi

Na folia

A beira-mar

Que o folclore

Preservou a tradição.

 

Festa

Para quem chega

Chora

Quem vai embora.

 

Na cachoeira de sete queda

No farol da beira-do-mar

Com sete filha da terra

E sete filha do mar.

 

O xéxeu

O robalo

E a sardinha.

 

Gloria a ti

Gloria... gloria

Pelos mares e campos

Bahianos, até a vitória.

 

O terno

Vai passar

Cantou a criança

A prece da oração.

 

É berimbau

No axexé

E caxixi

No oriki.

 

Sambo no maculêlê

Da Ilha de Maré

Na Conceição da Praia

E no Solar do Sodré

Lá ... eu sambo, todo dia.

 

Matias Moreno. A FOLHA DA MATA. Álbum: A Folha da Mata. “Ana Maria & Matias Moreno”. (Textos/Fragmentos). Bahia – 2003, 2004 e 2006.

 

 

 

 

 

                                                  - PROGRAMA -

 

 

A Ilha. (Samba-Jongo).

A Padroeira. (Marchinha-Caipira).

A Congada. (Congada).

Maria da Boa Morte. (Toada).

A Folia. (Frevo-Canção).

O Trem. (Sarambé).

 

A Folha da Mata. (Batuque).

Os Pescadores. (Canção).

A Colina. (Samba-Bahiano).

Terno das Almas. (Terno).

O Axé. (Afoxé)

Todo Dia. (Samba-Chula).




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

A Folha da Mata. (Ritmos Brasileiros).







Foto: Elder Conceição.







Foto: Elder Conceição.





- CONVITE -

- Domingo -
Dia 25 / 09 / 2022.  Horário: 16.00 (Brasil)

LIVE  -  TEMPORADA
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Abraços ... Até a volta !!!
Obrigado... por vossa visita.




sexta-feira, 2 de setembro de 2022

RUA DA FESTA (Ritmos Brasileiros)





 

                                                       - Rua da Festa -

 

 

 

Na festa

Do “boi janeiro”

Tinha orobó e abará.

 

Quero bambaquerê

Quero bendenguê

Batuque e canjerê

Bambaré e bangulê.

 

Das terras de curunhanha

Dos índios Caiapós...

Ai... minha mãe de Deus

Ai... “velho chico” tem dó.

 

O povo não sabia

Do seu “caracaxá”.

 

É, o dia da erva

É, o dia da caça...

Ele é, o senhor da mata.

 

É, puxada de rede

É, samba no pé

Tem marujada

No afoxé.

 

Bateu... catopê

Bateu... sapateado

Chula e contra-dança

O rei da caixa, chegou.

 

O buriti

Cantou no brejo.

 

Quando “pintou” a ideia

De um banho nu...

A farra... pegou fogo

E foi, aquele rebu.

 

Eu, vou fazer o ossé

Axé no terreiro...

Minha mãe, vem do engenho

Meu pai, vem no saveiro.

 

Corre... a onça

Corre... a capivara

No barranco...

Do cais de Pirapora.

 

Em Cayrú...

O Ituberá e o Camamu

Vai para Tinharéa

Pelo igarapé...

O Aimoré.

 

 

Matias Moreno. RUA DA FESTA. Álbum: Rua da Festa. “Ana Maria & Matias Moreno”. (Textos/Fragmentos). São Paulo - 1980 e Bahia - 2000.

 

 

 

 

 

                                                     - PROGRAMA -

 

 

Rua da Festa. (Cucumbi).

Samba Sinhá. (Bendenguê).

A Cobra da Água. (Bendito-Caboclo).

Dadá. (Toada).

Oxóssi. (Batuque).

Puxada de Rede. (Jongo-Canção).

 

O Quilombo. (Catopê).

As Veredas. (Modinha).

A Farra. (Samba-Choro).

Na Ponta da Areia. (Batucajê).

O Carrancismo. (Cantiga).

O Mangue.(Canção).




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Rua da Festa. (Ritmos Brasileiros).







Foto: Elder Conceição.







Foto: Elder Conceição.





- C O N V I T E -

- Domingo -
 
Dia: 25 / 9 / 2022.  Horário: 16:00 horas (Brasil).
LIVE - TEMPORADA
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Matinal, Matinê e Soirée
Cine ABC
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A Música Folclórica Brasileira... agradece !!! á sua visita.