Música Folclórica Brasileira: Batuque - Foi o batuque
angola-conguense que mais influenciou nas danças afro-brasileiras. Batuque é o
nome de uma dança de caráter geral, onde os participantes em circulo executam
passos, reboleios e sapateados marcados pelos instrumentos de percussão e ritmo
das palmas. Formados em circulo, um par formado de um homem e uma mulher vão ao
meio da roda, e depois de dançarem vão dar a umbigada em outro casal.
5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e
cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos
de mais forte afluência negra, como Pernambuco).
Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.
- SALÃO DE AUDIÇÃO -
O Acaçá. (Batuque)
Álbum: Bate-Pé.
Foto: Adela Aragón López.
Foto: Adela Aragón López.
Estamos aguardando á todos no Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
Música Folclórica Brasileira: Chula - Era a alma do Samba do
Partido Alto fez a Modinha viver, é filho da Bahia, orgia de ritmos, ironias,
surpresas, um que de selvagem. De primitivo, uma glorificação do passado. A
dança bole com os nervos de muita gente recatada, a rapaziada perde a cabeça
quando a mulata, sapateando, dá os seis passinhos de estilo para entrar na
roda, quando a cabrocha dança um “Corta Jaca Miudinho” ou quando requebra num
“Corta Coco Direitinho”.
5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e
cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos
de mais forte afluência negra, como Pernambuco).
Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.
- SALÃO DE AUDIÇÃO -
Villa Velha. (Chula)
Álbum: Villa Velha.
Foto: Adela Aragón López
Foto: Adela Aragón López
Até Breve... Queridos amigos !!!
Estamos em "Cartaz" no Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
Música Folclórica Brasileira: Batuque - Uma simbiose do
samba com o batuque vem caracterizando um ritmo e uma dança em formação
transitória, imperfeita, inconsequente, indócil até a fixação de uma definitiva
característica. Inúmeras influências e injunções foram sedimentando o ritmo
quente do samba que já teve grande influência do maxixe, chegando a uma forma
ainda não definida como forma de dança, possuindo, como afirmação de Artur
Ramos, ser “de uma extraordinária riqueza de elementos musicais, melódicos e
rítmicos e elementos coreográficos, onde intervém o negro africano e o negro de
todas as Américas e danças europeias adaptadas”.
Henrique Alves. SUA EXCELÊNCIA. O SAMBA. Pag. 17. São Paulo
– 1976.
5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e
cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos
de mais forte afluência negra, como Pernambuco).
Música Folclórica Brasileira: Samba de Maculêlê - Sabemos
que somente em dois engenhos se iniciou o Maculêlê: o Engenho São Lourenço de
propriedade do Visconde de São Lourenço, cujo proprietário não permitia que os
negros usassem cacetes.
O Engenho Partido, cujo proprietário era Joaquim
Pereira consentiu que a brincadeira fosse praticada na Senzala para disfarçar a
luta Ti-Ajou deu música e ritmo ao Maculêlê.
5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e
cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos
de mais forte afluência negra, como Pernambuco).
Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.
- SALÃO DE AUDIÇÃO -
Minha Vizinha. (Samba de Maculêlê)
Álbum: Lua Cheia.
Foto: Adela Aragón López.
Foto: Adela Aragón López.
Estamos aguardando á vossa ilustre visita na "Sala de Espera"
para a sessão do Cine ABC (Música Folclórica Brasileira) YOU TUBE
Música Folclórica Brasileira: Partido Alto - Variadas são as
formas do Samba: Samba Amarrado, Samba da Crioula, Samba do Partido Alto. Todos
estes nomes significando os sambas apresentado em recintos reservados para
altas personalidades com as suas preferidas, este ritmo é acompanhado de violas
que é seguido pelo bater das palmas. A sambadeira dando os seis passinhos de
estilo, entra na roda e vai ao pé da viola dá a Umbigada e o violeiro entoa uma
Chula, terminada a Chula é que sai a outra sambadeira.
5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e
cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos
de mais forte afluência negra, como Pernambuco).
Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.
- SALÃO DE AUDIÇÃO -
Kalumbi. (Partido Alto)
Álbum: Lua Cheia.
Foto: Cortesia do Teatro.
Foto: Cortesia do Teatro.
Estamos aguardando á todos...
No "Salão Nobre" do Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
Música Folclórica Brasileira: Samba - O samba perde-se nas raízes
da cultura africana, chegando ao Brasil e recebendo o batismo a caracterizá-lo
como um ritmo, dança, melodia, coreografia nitidamente e eminentemente carioca
com suas variações e tendências em outros estados. Sua história é uma evocação
de um passado integrado na própria história do Brasil. Retratá-lo ou
recompô-lo, torna-se necessário penetrar as mais variadas veredas, tirando-lhe
as influências ou distorções para apresentá-lo como um ritmo ou dança essencialmente
samba e como manifestação urbana.
Henrique Alves. SUA EXCELÊNCIA O SAMBA. Pag. 13. São Paulo –
1976.
5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e
cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos
de mais forte afluência negra, como Pernambuco).
Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.
- SALÃO DE AUDIÇÃO -
São Luís, Paris, Salvador. (Samba)
Álbum: Lua Cheia.
Momentos antes da exibição do "Frutos Tropicais". A direita: Ana Maria (Produção, Direção e Canto), Silvania Coaxi (Libra), Matias Moreno (Curadoria, Canto, Autor/Compositor e Violonista), com Jean Walker que divide as Imagens e Edição com á Fotografia de Adela Aragón López. Recebendo o nosso convidado, ó Show Man: Bida do Forro. Mercado Municipal de Sapeaçu / Bahia / Brasil.(27/7/2024). Foto: Ana Maria
Sala de Exibição: Feira da Farinha. Mercado Municipal de Sapeaçu. (27/7/2024). Foto: Ana Maria
Exibição do "Frutos Tropicais" em varias salas da Escola Municipal Eraldo Tinoco. Assistido pelos Alunos, Professores e Diretores. Sapeaçu / Bahia / Brasil. (2/8/2024). Foto: Ana Maria.
Matias Moreno respondendo sobre a trilha sonora do "Frutos Tropicais" em que ouvem-se vários pássaros cantando, feitos pelo Chefe Carimã (Pataxó). Diretoria, Professores e Alunos. Sala Castro Alves. Escola Municipal Eraldo Tinoco. Sapeaçu / Bahia / Brasil. (2/8/2024). Foto: Ana Maria.
Até Breve e Muito Obrigado.
- AVISO -
"Frutos Tropicais" encontra-se em exibição no Cine ABC (Musica Folclórica Brasileira) You Tube
Música Folclórica Brasileira: Samba-Chulado - O samba chula
é conhecido e principalmente cultivado na região de São Francisco do Conde,
Santo Amaro da Purificação, Saubara, Terra Nova, Teodoro Sampaio, Maracangalha
e outras importantes localidades do Recôncavo. É considerado, para alguns
autores, como mais complexo do que o samba de roda. É um estilo de samba tocado
de maneiras características, que parte de determinadas tonalidades, elementos e
acentos rítmicos e da afinações das cordas. Uma das marcas do samba chula é o
canto apresentado em uma quadra, também chamado de chula, composto de dois ou
quatro versos cantados pelo puxador principal, sem ser respondido pelo coro.
Fredison Aylandro Matos da Silva. SAMBA CHULA DOS FILHOS DA
PITANGUEIRA. Pag. 63. Salvador – 2015.
5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e
cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos
de mais forte afluência negra, como Pernambuco).
Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.
- SALÃO DE AUDIÇÃO -
Pedra de Lavar. (Samba-Chulado)
Álbum: Lua Cheia.
Foto: R-Téc. Informática.
Foto: R-Téc. Informática.
Está em "Cartaz" no Cine ABC á "Musica Folclórica Brasileira" (YOU TUBE)