segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Batuque - Foi o batuque angola-conguense que mais influenciou nas danças afro-brasileiras. Batuque é o nome de uma dança de caráter geral, onde os participantes em circulo executam passos, reboleios e sapateados marcados pelos instrumentos de percussão e ritmo das palmas. Formados em circulo, um par formado de um homem e uma mulher vão ao meio da roda, e depois de dançarem vão dar a umbigada em outro casal.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 55. Bahia - 1999.

                  

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

O Acaçá. (Batuque)
Álbum: Bate-Pé.





Foto: Adela Aragón López.





Foto: Adela Aragón López.



Estamos aguardando á todos no Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
- YOU TUBE -

Abraços e Muito Obrigado.

Até Breve !!!



 

 

 

 

 


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)





Música Folclórica Brasileira: Chula - Era a alma do Samba do Partido Alto fez a Modinha viver, é filho da Bahia, orgia de ritmos, ironias, surpresas, um que de selvagem. De primitivo, uma glorificação do passado. A dança bole com os nervos de muita gente recatada, a rapaziada perde a cabeça quando a mulata, sapateando, dá os seis passinhos de estilo para entrar na roda, quando a cabrocha dança um “Corta Jaca Miudinho” ou quando requebra num “Corta Coco Direitinho”.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 56. Bahia - 1999.

                  

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.



- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Villa Velha. (Chula)
Álbum: Villa Velha.





Foto: Adela Aragón López





Foto: Adela Aragón López



Até Breve... Queridos amigos !!!

Estamos em "Cartaz" no Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
- YOU TUBE -

Muito Obrigado.



 

 

 


terça-feira, 3 de setembro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Batuque - Uma simbiose do samba com o batuque vem caracterizando um ritmo e uma dança em formação transitória, imperfeita, inconsequente, indócil até a fixação de uma definitiva característica. Inúmeras influências e injunções foram sedimentando o ritmo quente do samba que já teve grande influência do maxixe, chegando a uma forma ainda não definida como forma de dança, possuindo, como afirmação de Artur Ramos, ser “de uma extraordinária riqueza de elementos musicais, melódicos e rítmicos e elementos coreográficos, onde intervém o negro africano e o negro de todas as Américas e danças europeias adaptadas”.

Henrique Alves. SUA EXCELÊNCIA. O SAMBA. Pag. 17. São Paulo – 1976.



5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.



- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Roda de Samba. (Batuque)
Álbum: Villa Velha.





Foto: Adela Aragón López. 





Foto: Adela Aragón López.





Estamos em "Cartaz"...
No Cine ABC (Música Folclórica Brasileira).

Até Breve e Muito Obrigado.

















 

 

                        





sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Samba de Maculêlê - Sabemos que somente em dois engenhos se iniciou o Maculêlê: o Engenho São Lourenço de propriedade do Visconde de São Lourenço, cujo proprietário não permitia que os negros usassem cacetes.

                       O Engenho Partido, cujo proprietário era Joaquim Pereira consentiu que a brincadeira fosse praticada na Senzala para disfarçar a luta Ti-Ajou deu música e ritmo ao Maculêlê.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 17. Bahia - 1999.

 

 

                        

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Minha Vizinha. (Samba de Maculêlê)
Álbum: Lua Cheia.





Foto: Adela Aragón López.





Foto: Adela Aragón López.



Estamos aguardando á vossa ilustre visita na "Sala de Espera"
 para a sessão do Cine ABC (Música Folclórica Brasileira) YOU TUBE

Até Breve e Muito Obrigado.




terça-feira, 13 de agosto de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)





 

Música Folclórica Brasileira: Partido Alto - Variadas são as formas do Samba: Samba Amarrado, Samba da Crioula, Samba do Partido Alto. Todos estes nomes significando os sambas apresentado em recintos reservados para altas personalidades com as suas preferidas, este ritmo é acompanhado de violas que é seguido pelo bater das palmas. A sambadeira dando os seis passinhos de estilo, entra na roda e vai ao pé da viola dá a Umbigada e o violeiro entoa uma Chula, terminada a Chula é que sai a outra sambadeira.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 56. Bahia - 1999.

 

 

                        

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




 - SALÃO DE AUDIÇÃO -

Kalumbi. (Partido Alto)
Álbum: Lua Cheia.





Foto: Cortesia do Teatro.





Foto: Cortesia do Teatro.



Estamos aguardando á todos... 
 No "Salão Nobre" do Cine ABC (Música Folclórica Brasileira) 
- YOU TUBE -


Até Breve e Muito Obrigado.



sábado, 3 de agosto de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Samba - O samba perde-se nas raízes da cultura africana, chegando ao Brasil e recebendo o batismo a caracterizá-lo como um ritmo, dança, melodia, coreografia nitidamente e eminentemente carioca com suas variações e tendências em outros estados. Sua história é uma evocação de um passado integrado na própria história do Brasil. Retratá-lo ou recompô-lo, torna-se necessário penetrar as mais variadas veredas, tirando-lhe as influências ou distorções para apresentá-lo como um ritmo ou dança essencialmente samba e como manifestação urbana.

Henrique Alves. SUA EXCELÊNCIA O SAMBA. Pag. 13. São Paulo – 1976.

 

 

                        

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

São Luís, Paris, Salvador. (Samba)
Álbum: Lua Cheia.





Momentos antes da exibição do "Frutos Tropicais". A direita: Ana Maria (Produção, Direção e Canto), Silvania Coaxi (Libra), Matias Moreno (Curadoria, Canto, Autor/Compositor e Violonista), com Jean Walker que divide as Imagens e Edição com á Fotografia de Adela Aragón López. Recebendo o nosso convidado, ó Show Man: Bida do Forro. Mercado Municipal de Sapeaçu / Bahia / Brasil.(27/7/2024).                                                                                      Foto: Ana Maria 




                                                                                

Sala de Exibição: Feira da Farinha. Mercado Municipal de Sapeaçu. (27/7/2024). Foto: Ana Maria

                                                           



                                                                             

Exibição do "Frutos Tropicais" em varias salas da Escola Municipal Eraldo Tinoco. Assistido pelos Alunos, Professores e Diretores. Sapeaçu / Bahia / Brasil. (2/8/2024). Foto: Ana Maria.




                                                                                

Matias Moreno respondendo sobre a trilha sonora do "Frutos Tropicais" em que ouvem-se vários pássaros cantando, feitos pelo Chefe Carimã (Pataxó). Diretoria, Professores e Alunos. Sala Castro Alves. Escola Municipal Eraldo Tinoco. Sapeaçu / Bahia / Brasil. (2/8/2024). Foto: Ana Maria.


Até  Breve e Muito Obrigado.


                                                   

- AVISO -


"Frutos Tropicais" encontra-se em exibição no Cine ABC (Musica Folclórica Brasileira) You Tube


segunda-feira, 22 de julho de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)





 

Música Folclórica Brasileira: Samba-Chulado - O samba chula é conhecido e principalmente cultivado na região de São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Terra Nova, Teodoro Sampaio, Maracangalha e outras importantes localidades do Recôncavo. É considerado, para alguns autores, como mais complexo do que o samba de roda. É um estilo de samba tocado de maneiras características, que parte de determinadas tonalidades, elementos e acentos rítmicos e da afinações das cordas. Uma das marcas do samba chula é o canto apresentado em uma quadra, também chamado de chula, composto de dois ou quatro versos cantados pelo puxador principal, sem ser respondido pelo coro.

Fredison Aylandro Matos da Silva. SAMBA CHULA DOS FILHOS DA PITANGUEIRA. Pag. 63. Salvador – 2015.

 

 

                        

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Pedra de Lavar. (Samba-Chulado)
Álbum: Lua Cheia.





Foto: R-Téc. Informática.





                                                                                
Foto: R-Téc. Informática.





Está em "Cartaz" no Cine ABC á "Musica Folclórica Brasileira" (YOU TUBE)


Até Breve e Muito Obrigado.