quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)





 

Música Folclórica Brasileira: Samba de Terno - Na véspera de Reis, os foliões de Santo Amaro, Cachoeira, Feira de Santana, Nazaré das Farinhas, sulcavam as estradas em carros de boi em busca de engenhos e fazendas nos quais iriam tirar Reis.

                            Na capital, os grupos preparavam alegorias, e desde o escurecer retumbavam as sonâncias. Do Rio Vermelho, Itapagipe, Barra, Papagaio, Bomfim, partiam Ternos. Cada qual trazendo uma Garça ou um Pavão, com símbolo escoltados por crioulas e capadócios, que percorriam as ruas em estripitoso alarido.

                            O Reisado ou Reis, assim chamado por serem festas dos Reis Magos (seis de janeiro). O Reisado tem lugar em uma casa de família. Esta casa fica com as portas fechadas e as luzes apagadas.

                             Chegando a casa determinada, moças e rapazes que constituem o Terno, cantam ao som das violas, pandeiros entremeados por palmas.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 71. Salvador – 1999.



5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Festa de Reis. (Samba de Terno)
Álbum: Bate Pé.





Foto: Cortesia.





Foto: Cortesia.



Estamos aguardando á todos no Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
- YOU TUBE -

Até Breve e Muito Obrigado.



 

 

 

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Samba-Rojão - Rojão da viola. Há duas acepções. A forma velha que conheci no sertão ao redor de 1910 (sertão de Ceara, Rio Grande do Norte e Paraíba) era o pequeno trecho musical, tocado a viola ou rabeca (por ambas também), antes do verso cantado pelo cantador. Como na cantoria do desafio clássico não havia acompanhamento musical, os trechos eram executados antes do verso e depois, para o descanso do primeiro cantador e pausa para o adversário preparar a resposta. Esse trecho dizia-se Rojão ou Baião.

Luís da Câmara Cascudo. VAQUEIROS E CANTADORES. Pag. 143. Porto Alegre-1939.

 

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

A Cambada. (Samba-Rojão)
Álbum: Bate Pé.





Foto: Dominique.





Foto: Dominique.



Em Cartaz: Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
-YOU TUBE -

Nos encontraremos no Salão Nobre. Ate Breve e Muito Obrigado



 


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)





Música Folclórica Brasileira: Chula - Canto e dança quase desaparecidos no Brasil. As características da chula constituem problema que obrigou estudo a Renato Almeida (HISTORIA DA MÚSICA BRASILEIRA) e a Oneyda Alvarenga (COMENTÁRIOS A ALGUNS CANTOS E DANÇAS DO BRASIL) na “Revista do Arquivo Municipal”, LXXX, São Paulo. Ouvi muitas vezes a chula cantada, espécie de lundu ou baião, sensual, sempre cheia de pimenta verbal e paixão comprimida, no ritmo de dois por quatro. Acompanhava-se a violão.

Luís da Câmara Cascudo. DICIONARIO DO FOLCLORE BRASILEIRO. Pag. 175. Rio de Janeiro – 1954.

                  

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

O Orfanato. (Chula)
Álbum: Bate Pé.





Foto e Cartaz: Richard Mas.



Estamos aguardando á todos na 
"Sala de Espera" do Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
- YOU TUBE -

Até Breve e Muito Obrigado.


  

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Batuque - Foi o batuque angola-conguense que mais influenciou nas danças afro-brasileiras. Batuque é o nome de uma dança de caráter geral, onde os participantes em circulo executam passos, reboleios e sapateados marcados pelos instrumentos de percussão e ritmo das palmas. Formados em circulo, um par formado de um homem e uma mulher vão ao meio da roda, e depois de dançarem vão dar a umbigada em outro casal.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 55. Bahia - 1999.

                  

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

O Acaçá. (Batuque)
Álbum: Bate-Pé.





Foto: Adela Aragón López.





Foto: Adela Aragón López.



Estamos aguardando á todos no Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
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Abraços e Muito Obrigado.

Até Breve !!!



 

 

 

 

 


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)





Música Folclórica Brasileira: Chula - Era a alma do Samba do Partido Alto fez a Modinha viver, é filho da Bahia, orgia de ritmos, ironias, surpresas, um que de selvagem. De primitivo, uma glorificação do passado. A dança bole com os nervos de muita gente recatada, a rapaziada perde a cabeça quando a mulata, sapateando, dá os seis passinhos de estilo para entrar na roda, quando a cabrocha dança um “Corta Jaca Miudinho” ou quando requebra num “Corta Coco Direitinho”.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 56. Bahia - 1999.

                  

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.



- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Villa Velha. (Chula)
Álbum: Villa Velha.





Foto: Adela Aragón López





Foto: Adela Aragón López



Até Breve... Queridos amigos !!!

Estamos em "Cartaz" no Cine ABC (Música Folclórica Brasileira)
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Muito Obrigado.



 

 

 


terça-feira, 3 de setembro de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Batuque - Uma simbiose do samba com o batuque vem caracterizando um ritmo e uma dança em formação transitória, imperfeita, inconsequente, indócil até a fixação de uma definitiva característica. Inúmeras influências e injunções foram sedimentando o ritmo quente do samba que já teve grande influência do maxixe, chegando a uma forma ainda não definida como forma de dança, possuindo, como afirmação de Artur Ramos, ser “de uma extraordinária riqueza de elementos musicais, melódicos e rítmicos e elementos coreográficos, onde intervém o negro africano e o negro de todas as Américas e danças europeias adaptadas”.

Henrique Alves. SUA EXCELÊNCIA. O SAMBA. Pag. 17. São Paulo – 1976.



5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.



- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Roda de Samba. (Batuque)
Álbum: Villa Velha.





Foto: Adela Aragón López. 





Foto: Adela Aragón López.





Estamos em "Cartaz"...
No Cine ABC (Música Folclórica Brasileira).

Até Breve e Muito Obrigado.

















 

 

                        





sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Música Folclórica Brasileira (5º Área do Samba)

 




Música Folclórica Brasileira: Samba de Maculêlê - Sabemos que somente em dois engenhos se iniciou o Maculêlê: o Engenho São Lourenço de propriedade do Visconde de São Lourenço, cujo proprietário não permitia que os negros usassem cacetes.

                       O Engenho Partido, cujo proprietário era Joaquim Pereira consentiu que a brincadeira fosse praticada na Senzala para disfarçar a luta Ti-Ajou deu música e ritmo ao Maculêlê.

Zilda Paim. RELICÁRIO POPULAR. Pag. 17. Bahia - 1999.

 

 

                        

5º Área do Samba (Principiando na zona agrícola da Bahia e cobrindo os estados do sul até São Paulo, com núcleos isolados em outros pontos de mais forte afluência negra, como Pernambuco).

Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.




- SALÃO DE AUDIÇÃO -

Minha Vizinha. (Samba de Maculêlê)
Álbum: Lua Cheia.





Foto: Adela Aragón López.





Foto: Adela Aragón López.



Estamos aguardando á vossa ilustre visita na "Sala de Espera"
 para a sessão do Cine ABC (Música Folclórica Brasileira) YOU TUBE

Até Breve e Muito Obrigado.