segunda-feira, 27 de maio de 2013

Olá Estamos de volta, trazendo na "Mala do Folclore" mais um Tomo da nossa obra, passeando mais uma vez no nosso cancioneiro popular do Período Colonial aos nossos dias. Divirtam-se!


Calundú

Era "Moda Cantada" por "Mulheres- Damas" nos Cabarets da cidade da Bahia nos primeiros séculos. Foi vista pelos cronistas  como música maldita. Apesar do europeu tentar branquear a nossa cultura, o brasileiro era fascinado pelo Calundú, que guardava características africanas e ameríndias, mesclada aos cantares ibéricos que lhe garantiu a entrada nos salões e casas burguesas. Em meados do século XVIII fez estrondoso sucesso na Corte de Maria I em Portugal. Muitos autores escreveram o Calundú, por exemplo,  Francisco Manoel da Silva, autor do Hino Nacional do Brasil.      



Romance


Romance- vindo dos século X, XI, XII. Como as canções de gesta, registrando as façanhas guerreiras de espanhóis e franceses. Foram poemas feitos para o canto nas Côrtes e Saraus aristocráticos.
O século XVI foi a época do Romance em Portugal e justamente a fase de povoamento do Brasil. Trazida pela memória do colonizador e passada as assonâncias e tonâncias para as rimas simples dos Brasis. É neste caráter que o Romance obteve voga extraordinária.






Cucumbí

Cucumbí - Dança dramática ou folguedo. Alguns autores a consideram de origem Banto. Segundo Melo Morais Filho, o nome era dado na Bahia aos negros congos que, no dia da circuncisão dos filhos (Ritual da  Puberdade), faziam uma refeição de Cumcube e realizavam o bailado do Cucumbí. 







                                         


Afoxé

Afoxé- Rancho Negro do Carnaval. Os negros se trajam principescamente e cantam canções em Língua Africana geralmente em Nagô, citou  Édison Carneiro.




arquivo pessoal

Atenção amigos, no próximo arreio da "Mala do Folclore" apresentaremos o trabalho "Brasiliana"  Tomo do divertido acervo de todas as obras incluindo o Boa Viagem o cd mais recente. Até breve e obrigada!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário