quarta-feira, 31 de maio de 2017

Santo Antônio, São João e São Pedro.



                                  - SÃO JOÃO ­-     


São João – para o Brasil a devoção foi trazida pelos portugueses e espalhada com a satisfação de um hábito agradável. A maneira de comemorar o santo era a mais sugestiva e fácil para o proselitismo. Os indígenas ficaram seduzidos. Em 1583 o jesuíta Fernão Cardim, indicando as três festas religiosas celebradas pelos indígenas com maior alegria, aplauso e gosto inicial, escreveu: “ A primeira é as fogueiras de São João, por que suas aldeias ardem em fogos, e para saltarem as fogueiras não os estorva a roupa, ainda que algumas vezes chamusquem o couro”. (Tratado da Terra e Gente do Brasil, 316; Rio de Janeiro, 1925). 
(Câmara Cascudo. Dicionário do Folclore Brasileiro. Pág. 328; Rio de Janeiro, 1954).

 «Festa de São João em Guirlanda»
Anita Malfatti



«Samba»
Anita Malfatti



Bom dia... Amigos!!!  Nessas “Festas Joaninas” estaremos juntos com nossas Canções e as Folias e Adivinhações Joaninas.
 Santo Antônio



Adivinhações – O Barão de Studart reuniu uma série de Adivinhações feitas na noite de São João, noite de 23 de junho. (Antologia do Folclore Brasileiro, pág.301 – 303):
1 – “Em noite de São João, passa-se um ramo de manjericão na fogueira e atira-se ao telhado, se na manhã seguinte o manjericão ainda está verde, o casamento é com moço. Se murcha, é com velho”. É reminiscência da tradição já antiga no tempo de Cristo. O Evangelho  apócrifo de São José registra o episódio da escolha do ancião para esposo da Virgem Maria. Doze velhos conduziram para o templo doze bastões e o de São José se cobriu de lírios, símbolo de vida casta. O enverdecimento vegetal ocorre sempre como símbolo da existência humana. Nas arvores que representam os heróis nos Contos Populares. Há o emurchecimento, quando o representado está morto ou em perigo de morte.

(Câmara Cascudo. Dicionário do Folclore Brasileiro. Pág. 329; Rio de Janeiro, 1954)

Fotografia Adela Aragón López


Fotografia Adela Aragón López


Fotografia Adela Aragón López


Fotografia Adela Aragón López



Carro de Boi ( Côco do Sertão)
Álbum: Cisca Fogo




Sala de audição 



Até breve amigos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário