terça-feira, 15 de agosto de 2017

O FOLCLORE



Menina Brincando de Cabra-Cega. "Orlando Teruz"


Crianças Pegando Côco. "Gentil Garcez"


Ciranda. "Marisa Lacerda"


                      CONGRESSO DE FOLCLORE - O primeiro Congresso Brasileiro de Folclore. Realizou-se no Rio de Janeiro de 22 a 31 de Agôsto de 1951. Sob a Presidência do Sr. Renato Almeida, Secretario Geral da Comissão Nacional de Folclore, convocado pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), comissão da UNESCO para o Brasil. 
                    
                      Coube a iniciativa da convocação à Comissão Baiana de Folclore, por proposta do Sr. José Calasans Brandão da Silva. Dez grupos de trabalho examinavam os estudos enviados: 

                      Coordenação, Nomenclatura e Classificação, Pesquisa e Registro, Divulgação e Intercâmbio, Literatura Popular, Crendices e Superstições, Artes Populares, Música Popular, Demonstrações Folclóricas, Folclore e Educação, Folclore e Economia, Redação Final. 
                   
                     O Congresso foi instalado pelo Ministro Das Relações Exteriores, João Neves da Fontoura e encerrado pelo Ministro da Educação e Saúde, Simões Filho.
                   
                     Representaram-se a American Folklore Society, Centro de Estudos Antropológicos do Paraguai, Associación Folklórica de Tucumán, Argentina, Instituto Etnológico Nacional da Colômbia e um delegado de Portugal, único convidado oficialmente, Prof. Jorge Dias.
                 
                    O Congresso votou a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO além de recomendações dos assuntos vitais da disciplina. Houve um programa variado e Demonstrações Folclóricas.
                   
                    Foram apresentadas ao Congresso cento e setenta e cinco Teses.  As conclusões doutrinarias aprovadas pelo Congresso em sua CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO foram essencialmente as seguintes:

I) O primeiro Congresso Brasileiro de Folclore reconhece o estudo do Folclore como integrante das Ciências Antropológicas e Culturais, condena o preconceito de só considerar folclórico o fato espiritual e aconselha o estudo da vida popular em toda sua plenitude, quer no aspecto material, quer no aspecto espiritual.

II) Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular e pela imitação, e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou á renovação e conservação do patrimônio cientifico e artístico humano ou á fixação de uma orientação religiosa e filosófica.

III) São também reconhecidas como idôneas as observações levadas a efeito sobre a realidade folclórica, sem o fundamento tradicional, bastando que sejam respeitadas as características do fato de aceitação coletiva, anônima ou não e essencialmente popular.

IV) Em face da natureza cultural das pesquisas folclóricas, exigindo que os fatos culturais sejam analisados mediante métodos próprios aconselha-se, de preferência, o emprego dos métodos históricos e culturalistas no exame e análise do Folclore. As Teses apresentadas no congresso foram:

Adão Carrazzoni: Trovadores do Rio Grande do Sul;

Adígena Castelo Branco: Danças Alagoanas do Ciclo do Natal;                                                    
Agenor Lopes de Oliveira: O Cordão e os Capoeiras;

Aires da Matta Machado Filho: A Festa do Divino e os Caboclinhos em Diamantina, Minas Gerais e Folclore e Educação;

Aldo Obino: Em Torno da Colheita Folclórica da Música sul- rio- grandense da Região Serrana, Procedida no Verão de 1946;

Alexandre Lopes Bittencourt: A Feira de Caxixi;

Alfredo Povina: La Sociologia del Folkclore;

Alonso Aníbal da Fonseca: As Congadas Atuais, caso de sincretismo total;

Aloisio de Almeida: Contos Populares Colhidos no Sul de São Paulo;

Angélica Resende G. de Paiva: Lenda de Pirapora – Dança de São Gonçalo – Dança do Carneiro – Cantiga de Reis (variante) Pirapora, Minas Gerais;

Antonio Monteiro: A Presença de Olo-Rún no Culto Afro-Baiano;

Antonio Joaquim de Andrade e Almeida: Fotografias do Museu do Ouro, Sabará, Minas Gerais;

Antonio Osmar Gomes: Tradições do Baixo São Francisco:

Arlindo de Souza: Estudos de Etnografia Portuguêsa;

Arnaldo Tavares: Folclore Médico Rural – Crendices Populares Sobre a Bouba;

Bento Aguedo Vieira: Contribuição ás Pesquisas Sobre a Folia do Espirito Santo em Santa Catarina:

Bruno Meneses: A Evolução do Boi-Bumbá:

Cacilda Borges Barbosa: Estudos Brasileiros para Canto;

Carlos A Miller: Poesia Popular(Trabalho Póstumo com Introdução e nota de Walter Spalding;
Clovis Melo: O Folclore como Fator de desenvolvimento da Literatura Brasileira;
Comissão Catarinense: Inquéritos Realizados pela...;
Comissão Paulista: O Fato Folclórico;
Conceição Borges Ribeiro: Alguns Aspectos do Culto a Nossa Senhora Aparecida;
Dante de Laytano: Folclore no Rio Grande do Sul (Tradições do Ciclo Agro-Pastoril);
Darcy Azambuja: Crendices e Superstições da População Rural Sul-Rio-Grandense;
David Carneiro: Tropeiros do Planalto e coisas do seu uso;
Déa Souza: Instrumentos Musicais Ameríndios;
Domingos Vieira Filho: Folclore no Maranhão;
Emmanuel Djalma de Vicenzi: Arte Popular;
Ênio de Freitas e Castro: As Cavalhadas de Vacaria;
Ernesto Cruz: Festas Populares do Pará – Costumes e Tradições e Aves Lendárias da Amazônia;
Esther Pedreira: Folclore Musicado da Bahia;
Evanira Mendes: Dorme – Nenês;
Fausto Teixeira: A Flora na Quadra Popular Mineira:
Florival Seraine: Estudos de Lexicografia e Semântica Cearenses e Estudos Folclóricos e Etnográficos Cearenses;
Frank Goldman: Comunicação sobre alguns aspectos do Folclore Norte-Americano no Brasil;
Frederico Lane: Notas sobre As Rabecas do Ribeirão Fundo;
Fulgêncio Pinto: Natal no Maranhão;
Gastão Justa: Notas sôbre o Folclore;
George Colman: Os Mistérios das Selva;
 Levi Getúlio Cesar: Os Donos de Algumas de Nossas Estórias;
Guilherme Santos Neves: “E” Paragógico, o Alardo, Ticumbi, Poesia Popular das Rimas das Quadras Sôltas e Representações Gráfica da Linguagem Popular;
Gustavo Barroso: Origem do Jaraguá, a Guerra do Paraná, Trovadores e Cantadores, O Folclore das Guerras do Sul e o Padre Cicero e o Folclore;
Henrique Fontes: O Pão por Deus;
Henriqueta Rosa Fernandes Braga: O Cancioneiro Folclórico Infantil como Fator de Educação;
Hermógenes Lima Fonseca: Tentativa de Sistematização;
Hildegardes Cantolino Viana: Contribuição para o estudo da Cozinha Bahiana;
Isabel Vieira: Folia de Reis em Guaxupé (Sul de Minas);
Ivan Pedro de Martins: Sistematização do Estudo Folclórico;
João Batista Conti: Atibaia Folclórica, Influencia Ameríndia na Música Folclórica do Nordeste;
João Batista Xavier: Festa de São Cosme no Arraial;
João Dornas Filho: Trovas Populares, A Sucuri e o Lendário Popular e Seitas e Crendices Populares do Brasil;
João dos Santos Areão: O Cigarro de Palha;
João Ribas Costa: Canoeiros do Rio Santa Maria;
Joaquim Ribeiro e Wilson W. Rodrigues: Romanceiro Tradicional do Brasil no Século XIX;
José Albertino Rodrigues: Denominações Extra-Oficiais da Cidade de São Paulo;
José Aluísio Villela: O Côco de Alagoas;
José Calasans Brandão da Silva: Aspectos Folclóricos da Cachaça;
José Coutinho de Oliveira: Traba – Lenguas e Trocadilho, Contribuição do Estudo da Poesia Popular e Orações e Ensalmos;
José Loureiro Fernandes: A Congada da Lapa – Notas  para a Festa de São Benedito;
José Siqueira: Sistema Trimodal Brasileiro;
Lauro Palhano: Burundangas;
Leon Clerot: Três Lendas do Livro Inédito, A Botânica no Folclore do Brasil;
Hal de Moura: Estudo da Linguagem Popular;
Lizette T. R. Nogueira: O Ensino do Folclore no Brasil;
Lucy Teixeira: Rodas Infantis;
Luís Carlos de Moraes: O Uso do Couro no Passado Sul-Rio-Grandense;
Luís da Câmara Cascudo: Os Mitos Amazônicos da Tartaruga e o Poldrinho Sertanejo e os Filhos do Vizir do Egito;
Luís Gomes G. de Freitas: Arreios Gaúchos;
Luís R. de Almeida: Achegas Folclóricas Sôbre a Música Popular;
Maria de Lurdes Borges Ribeiro: Calendário Folclórico de 13 Cidades do Norte do Estado de São Paulo, Festa de São Benedito de Aparecida e Chico Santeiro, um Artista  de Aparecida;
Maria Pavão Von Bassewitz: Mitos e Lendas, Crendices e Superstições na Medicina Popular do Brasil Austral;
Maria Silvia Pinto: Influencia do Folclore na Música Erudita;
Mariza Lira: Afinidades do Folclore Italiano e do Folclore Paulista;
Moacir M. F. Silva: Provérbios Meteoro-agrícolas em Língua Portuguêsa, Fazer Chuva e Fazer a Chuva, A Mãe do Ouro, Alguns Nomes de Chuva e Ventos e outros têrmos de Weather Lore no Brasil e a Geografia e o Folclore;
Nicanor Miranda: As Cavalhadas de Atibaia;
Nunes Pereira: Sahiré e Marabaixo;
Odorico Pires Pinto: A Tatuagem como expressão Folclórica;
O. Ismaelino de Castro, M. Cavalcanti Proença e José Ramos: O Folclore e o Ensino de Português no Curso Secundário;
Oracy Nogueira: Introdução a Metodologia da Pesquisa Social;
Osorio Nunes: O Folclore aplicado ao Turismo;
Oswaldo R. Cabral: Os Calungas de Barro Cozido, Antigos Folguedos Infantis de Santa Catarina e a Necessidade do Aparelhamento das Comissões Estaduais de Folclore;
Otavio Nunes: Arraias;
Othelo Rosa: Um Enigma do Folclore Gaúcho;
Othon Xavier de Brito: Lendas Carajás;
Paulo Jatobá: Benditos na Bahia;
Patrício Guerra: Notas Folclóricas;
Plinio de Almeida: Folclore Canavieiro do Santo Amaro, Recôncavo da Bahia e Dendro-demografia;
Pórcia G. Alves: Canções de Roda;
Raymundo de Souza Brito: Festa do Alardo em Cairu, Bahia;
Renato José Costa Pacheco: Advinhas (Classificação e Análise T-II-8) e o Jogo do Bicho e a Musa;
Rossini Tavares de Lima: Fórmulas para terminar estórias, quadro comparativo de alguns fatos folclóricos coreográficos musicais no presente e no passado de 87 cidades paulistas, O Erudito e o popularesco na Música Folclórica; Dança de Velhos, Notas sobre o Romance de Antoninho e Recomendações de Almas, uma tradição que não desapareceu;
Saul Martins: Folclore das Caçadas;
Silvio Júlio: Linguagem Popular dos Gaúchos, Querência;
Silvio Salema Garção Ribeiro: Canjerê – Macumba Brasileira – Fetichismo e o Racismo e a Música;
Théo Brandão: Os Maracatus de Alagoas, Romances do ciclo do gado em Alagoas, Cheganças e Fandangos de Alagoas e o Auto dos Cabocolinhos;
Urbano V. G. Salles: Pescadores de Nossa Terra;
Verissimo de Melo: Estórias de Caboclo, “Wellerism”, Dialetos Infantis, Maneiras de Dizer, Quem Dinheiro Tiver, Quadrinhas Populares, Amigo da Onça, Gíria de Futebol, Há quatro coisas no Mundo, e Silva de Comparações:
Vitor Peluso Junior: Geografia e Folclore;
Walter F. Plazza: A Cerâmica Popular Catarinense, Fandangos e Ratoeiras e o Lobisomem;
Walter Spalding: Superstições de Sexta-Feira Santa e Festas de Natal, Ano Novo e Santos Reis;
Wanda K. Vianna Monte: Cantos de Trabalho e Sinfonia Cabocla;
Yvonne Jean: A Necessidade de Incentivo aos Trabalhadores Artesanais;
Frederico Lane, Jamile Japur e Rossine Tavares de Lima: Notas sobre o atual Batuque ou Tambu no estado de São Paulo;
Elsa Dellior Gomes: Algumas notas sobre a influência francesa nas rodas Infantis;
Afonso Dias: O Batuque em Tietê;
Rossini Tavares de Lima: Os Caiapós, dança de inspiração ameríndia;
Rossini Tavares de Lima e Jamile Japur: Fórmulas Referentes a vender fiado;
Francisco Manoel Brandão: O Folclore e as tradições a serviço da Propaganda, do Turismo e da Educação;
Com. Fluminense de Folclore: Folclore Fluminense – Melodias Populares e Folclore Fluminense - Lendas e Tradições;
Maria Dellia Millan de Palavecino: El Nandutti en el Litoral Argentino;
José Siqueira: A puxada de Xaréu na praia do Chega-Negra e os Cantos de Trabalho, Samba de Corrido, Samba de Chula, O Côco Praieiro e suas características e A Musga do Quilombo;
Ramón Cezar Bejerano: Corridas de Toro em Yaguaron;
Adolfo Acosta Meugarejo: Fiestas Populares en el mercado dos Bocas;
Juan A. Segovia: Los últimos Payaguá;
Léon Cadogan: La Rua de S. Juan;
Paulo de Carvalho Neto: Folclore Paraguayo – Brasileño (La creencia y el saber popular sobre la reprodución humana);
José Bezerra Gomes: O Brinquedo de João Redondo.

Luís da Câmara Cascudo: DICIONÁRIO DO FOLCLORE BRASILEIRO, págs.: 194 a 196, Rio de Janeiro – 1954.




Brincadeira de Criança. "Edesio Esteves"



Brincadeira de Criança."Ricardo Ferrari"



Ciranda de Roda. "Rosangela Borges"





- SALÃO DE AUDIÇÃO-



A Cobra da Àgua. (Bendito-Caboclo)
Àlbum: Rua da Festa


Obrigado... Amigos!!! por esse agradavel "Encontro".















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