Toada Caipira - A Toada se espalha mais ou menos por todo
Brasil. Musicalmente não tem caráter definitivo e inconfundível da “Moda
Caipira”. Talvez porque, abrangendo varias regiões, a “Toada” reflita as
peculiaridades musicais próprias de cada uma delas. Ou talvez porque, em vez de
nome de um tipo especial da Canção, a palavra “Toada” seja empregada mais no
seu sentido genérico corrente na língua (o mesmo de moda) ou com designação de
qualquer canto sem destinação imediata. De qualquer modo parece que a “Toada”
não tem características que irmanem tôdas as suas manifestações. O que se
poderá dizer para defini-la é apenas o seguinte: com raras exceções, seus
textos são curtos - amorosos, líricos, cômicos - e fogem à forma romanceada,
sendo formalmente de estrofe e refrão; musicalmente as “Toadas” do Centro Sul
se irmanam pela melódica simples.
Oneyda Alvarenga. MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Págs. 275-276.
Porto Alegre - 1950.
6º Área da Moda de Viola (Projetando-se de São Paulo, onde
confina com a Área do Samba, para o centro e o sul do país).
Joaquim Ribeiro. FOLCLORE BRASILEIRO. 1914.
- SALÃO DE AUDIÇÃO -
Nenhum comentário:
Postar um comentário