segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cd Minha Terra






Olá queridos Amigos, esta tarde na estrada mais uma vez e sempre, com a Mala do Folclore! Estamos no embalo do Galope. Substancialmente ritmado é o Galope ou Martelo-de-sete-pés ou Martelo Agalopado. "(...) Ha confusão na nomenclatura dos tipos poéticos sertanejos, em sua maioria pela ignorância dos cantadores analfabetos ou rapidez do registro do observador. Havendo também o Galope a Beira-Mar, declamado e improvisado no desafio.” (Câmara Cascudo).
Perceba na poesia o Ritmo Galope que é uma variante do Martelo Agalopado. Também uma forma de desafio como o Galope a Beira Mar. Foi uma das formas de recreação dos Cangaceiros, Beatos, Jagunços, Macacos e Vaqueiros entre os simples do Campo Nordestino que povoaram nossas memórias... .

Seguindo as estradas do Sertão, cantar o Martelo, improvisá-lo ou declamá-lo é o Título mais ambicionado pelos Cantadores. Música e ritmo de mesmo nome “Martelo” onde se desafia a natureza, o trovão, o mar, o ferro. Alguns autores falam no Martelo de origem Erudita, mas o nosso é o Martelo sertanejo e lúdico. 


    


É Senhores e Senhoras, estamos alegres em seguir para a próxima paragem, é assim que marcamos mais um encontro com vocês. Até a próxima!.




Nenhum comentário:

Postar um comentário