segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Agradecidos ao Reconcavo!




Rumo ao Porto Bate Pé



arquivo particular

Ao canto e Afoxé : Ana Maria
Ao Canto e Violão : Matias Moreno
Autor e Compositor : Matias Moreno

Lins Henrique : Sax / Clarineta
Franklim : Violão solo
Mateus Costa : Violino
Emiliano : Percussão
Josias Filho : Teclados e Percussão
Participação : Ladainha da Santa Rosa/ *06
Chefe Carimã/ *07
Ivan jr e Victória/ *12

Estudios: Ingá               



"Sob o olhar do colonizador os gestos e os ritmos dos tupis que dançam e cantam já não significam movimentos próprios de fiéis cumprindo sua ação coletiva e sacral(que é o sentido do termo liturgia),..." ( Dialética da Colonização / Alfredo Bosi. — São Paulo, 1992,). Aos poucos vamos nos acostumando com os registros do Brasil Colônia e com a sonoridade que acompanha a Mala do Folclore. Alguns viés da história corrobora com nossa particularidade e projeção sonora, e é nesse contexto que apresentamos os ritmos Canção- Caipira, Toada e Modinha. 




http://institutohistoriar.blogspot.com.br/



 Canção-Caipira

Canção-Caipira - Cornélio Pires foi o criador da música sertaneja, mediante a adaptação da música caipira ao formato fonográfico e à natureza do espetáculo circense, já que a música caipira é originalmente música litúrgica do catolicismo popular, presente nas folias do Divino, no cateretê e na catira (dança ritual indígena, durante muito tempo vedada às mulheres, catolicizada no século XVI pelos padres jesuítas), no cururu (dança indígena que os missionários transformaram na dança de Santa Cruz, ainda hoje dançada no terreiro da igreja da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, por descendentes dos antigos índios aldeados, nos primeiros dias de maio, na Festa da Santa Cruz, a mais caipira das festas rurais de São Paulo). (Wikipédia)



Toada – O cangaceiro Bôca Rasgada, a quem perguntei se cantava a cantiga oficial de Lampião, É lamp, é lamp, é lamp, respondeu: - me lembro só da Toada ! É assunto para ser fixado pelos musicólogos.
(Luis da Câmara Cascudo, DICIONARIO DO FOLCLORE BRASILEIRO, pag.616, Rio de Janeiro – 1954)

“Pregador dos que tomam as palavras das escrituras pela Toada, e não no verdadeiro sentido”
(Padre Antonio Viera)



 Modinha – É uma canção brasileira, de gênero tradicional, quase sempre amorosa.(...).”Com um descuido infantil, elas se insinuam no coração antes que êle tenha tempo de armar-se contra a sua enervante influência: imaginamos estar ingerindo leite, e estamos admitindo o veneno da volúpia no mais intimo recesso da nossa existência”. Versos como os de Domingos Caldas Barbosa:
                                          
                                            Eu tenho uma Nhanházinha
                                            De quem sou sempre moleque;
                                            Ele vê-me estar ardendo
                                            E não me abana c’o leque.

Exemplificam êsse clima erótico das velhas Modinhas, que a melodia dengosa, vagamente sentimental, ainda mais acentuada.(...).

”Um estudo exaustivo da Modinha, histórico e estilista foi feito por Mario de Andrade, no prefácio e nas notas da coletânea que publicou sob o titulo de MODINHAS IMPERIAS. Como coletânea, além dessa, há um precioso álbum, editada á guisa do suplemento da monumental REISE IN BRASILIEN, de Spix e Martius, e intitulado BRASILIANISCHE VOLKSLIEDER UND INDIANISCHE MELODIEN (seus exemplares são extremamente raros). 

Coleções importantes de peças sôltas encontra-se na Biblioteca da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil e em poder de alguns particulares; os ANAIS DO PRIMEIRO CONGRESSO DA LINGUA NACIONAL CANTADA (S. Paulo, 1938) publicam catálogos que figuram na exposição de documentos musicais realizadas por ocasião do aludido congresso.(L.H.) Luis Heitor Correia de Azevedo.(Rio de Janeiro)
(Luis da Câmara Cascudo, DICIONARIO DO FOLCLORE BRASILEIRO, pags. 403-405, Rio de Janeiro – l954)

  
Arrumando a Mala nesse momento, vamos nos despedindo. Aqui estamos preparando o nosso embarque em direção ao Porto Bate Pé. Fiquem com agente em nosso endereço sonoro:http://www.youtube.com/watch?v=oFYmRuPQYNA&feature=youtu.be .

Nenhum comentário:

Postar um comentário