segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Acompanhados da Mala do Folclore




Assim que analisamos o mapa de nossa Mala do Folclore, partimos em direção a Costa das Baleias, Litoral da Bahia, breve notícias de lá. Estamos aqui, no entanto, para despedir-nos. Adeus Estação Villa Velha fica para nossa doce lembrança, dessa estada, os ritmos Carimbó, Ponteio e Ciranda.    


                 
arquivo pessoal





Carimbo – Instrumento africano de percussão, denominando dança de roda. Marajó, arredores de Belém, Pará. Num círculo de homens e mulheres, uma dançarina às vezes vestidas de bahiana, vai ao centro e baila. Acompanhada de percussão. Tambores e pandeiros, e ocasionalmente instrumentos de corda. É a mesma figuração coreográfica do batuque. Num dado momento, a dançarina, volteando, enfunando as vestes, joga a barra da saia sobre um dos homens mais próximos, cobrindo-o e causando hilaridade.
(Luis da Câmara Cascudo, DICIONARIO DO FOLCLORE BRASILEIRO, pag. 156, Rio de Janeiro – 1954).




Ponteio – Ato ou efeito de pontear. Composição instrumental de forma livre inspirada na maneira de pontear os instrumentos de corda.
(Dicionário Aurélio). 



Acervo particular
Foto Ana Maria.



Ciranda – (“...)” As rodas infantis guardam em geral a forma luzitana, com que chegaram aqui, embora variadas e deformadas. Mas nelas é que melhor permanecem as fontes portuguesas, parecendo a Mario de Andrade que “a criança brasileira se mostre incapaz de criar melodias nacionalmente raçadas”. É certo que esse mesmo escritor reconhece, como se deu com a Ciranda, Cirandinha, um processo de transformação para chegar a uma forma que, sem ser prôpriamente original, já é necessariamente nacional” (...”).
(Renato Almeida, HISTORIA DA MÚSICA BRASILEIRA, pags. 107-108).


Certeza! de vez casados com o autóctone. Música e Natureza Bate pé meu Senhor, minha Senhora. Vamos num momento inspirador e revelador de Nossas Folias e Ritmias. Próximas paragens, em pleno Verão no hemisfério Sul. Nossa pesquisa não para, do Litoral ao Sertão, teremos notícias dos Gerais, e das Gerais.
 Aqui está nossa proximidade com vocês, visite-nos : http://www.youtube.com/watch?v=oFYmRuPQYNA.



... O Jongo nasceu no Brasil, 
 a Fofa em Portugal,
 Em Paris o povo dança
O Lundu Imperial.
(... ) Bate pé bate pé bate pé, bate pé bate na mão
o Pregão entrou na villa
Sexta Feira da Paixão.

                                                                          ( Matias Moreno. Cd Bate Pé. )


Nenhum comentário:

Postar um comentário