segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Antes do registro alcançado por uma expedição portuguesa o território que hoje é chamado de Brasil era habitado por indígenas. Este  é o primeiro contato para a nossa Nação. Berço de uma ancestraliade musical. Pois bem amigos, a Mala do Folclore se despede do Porto Fonte Nova navegando para o mar direto ao Porto Lua Cheia. Fica aqui nossas canções e poesias com os ritmos Marcha de Rancho, Cateretê e Cantiga de Roda. 



                                Arquivo http://www.brasilescola.com/




Marcha de Rancho – “(...), esses Ranchos vão até a Lapinha, onde a comissão dos festejos dá um ramo ao primeiro que chega. Todos eles cantam e dançam nas casas por dinheiro. Suas danças consistem num Lundu sapateado, no qual a figura principal entra em luta com o seu condutor que sempre o vence; depois jogam sempre dançando e cantando, um lenço aos donos da casa que restituem-no com dinheiro amarrado numa das pontas e saem cantando dançando,batendo palmas, arrastando os pés, num charivari impossível de descrever-se.”(...). 
(Nina Rodrigues – Os Africanos no Brasil, São Paulo, 1932, pags. 263-265). 
“O Rancho de Cantores que nos Açores saem cantando e pedindo para obras pias, durante Reis e Sebastianas (6 e 20 de janeiro)”.
(Teófilo Braga – O Povo Português nos seus Costumes,Crenças e Tradições, II , pag. 258, Lisboa, 1885). 
“Durante o Carnaval no Brasil, no Rio de Janeiro preferencialmente, os Ranchos aparecem como grupos de foliões, com instrumentos de corda e sopro, cantando em côro verso musicados e alusivos ao grupo, a Marcha do Rancho ou mesmo os mais populares na ocasião, esses Ranchos, que Renato Almeida estudou, passaram lentamente a Préstitos, com Reis e Rainhas, Pajens, Bandeiras, Alegorias, com danças particulares para algumas figuras componentes. Tiveram o nome de Cordões, mas últimamente o Rancho prevaleceu”.
(Luis da Câmara Cascudo – Dicionário do Folclore Brasileiro, pag.540, Rio de Janeiro – 1954).


Cateretê – Dança rural do sul do Brasil. Conhecida desde a época colonial, em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Couto de Magalhães informa tê-la incluído o Padre José de Anchieta nas festas da Sta. Cruz, São Gonçalo, Espírito Santo, São João e Nossa Senhora da Conceição, compondo verso no seu ritmo e solfa, dizendo-a profundamente honesta. Podia ate ser dançada sem mulheres. E ainda a dançam assim em certas paragens de Goiás, a Catira. Stradelli crê o Cateretê indígena. Artur Ramos, africano. Ezequiel, citado por Teófilo Braga, deduziu-o como a dança do Séc.XVI que se chamou Carretera em Portugal. A dança tem alguns elementos fixos, apresentando variações na música e na coreografia. Duas filas, uma diante da outra. Evolucionam, ao som de palmas e de bate-pés, guiados pelos violeiros que dirigem o bailado. As figuras são diversas e há tradições de bons dançadores. Especialmente nos tempos do sapateado indispensável.
(Luis da câmara Cascudo – Dicionário do Folclore Brasileiro, pag. 163, Rio de Janeiro – 1954).
 Cantiga de Roda – (...) “Todas essas cantigas estão vivas na nossa memória, em doce recordação, quando as ouvimos nos brinquedos dos nossos filhos. Não há dúvida de que pouco na roda infantil brasileira é especialmente nacional, mas talvez a razão disso seja o fato de, adotadas as Lusitanas, ou ainda as de procedência Francesa, nos terem servido tão bem, na sua ingênua simplicidade, que duraram e, ao revés das outras formas musicais importadas, que se mesclaram e transmudaram em matéria nova. As Cantigas de Roda defenderam o caráter primitivo o mais possível. Sem embargo, é preciso notar que, em vários pontos do pais, os garotos já se apropriaram de Toadas locais para as suas rodas. Cantando-as porém. Com um caráter próprio. É digna de registo a influencia Francesa nas Cantigas de Roda”(...).
(Renato Almeida – Historia da Musica Brasileira, pags. 107 – 108).



Arquivo Particular
Ana Maria & Matias Moreno ( acompanhados pelo Trio Folclórico Brasileiro ).


Lua Cheia

Balança a maré 
entrada para o Mar, 
lembranças boas do Porto Fonte Nova. 
Vem aí a Lua Cheia!. 

Até breve amigos! Visitem nosso endereço eletrônico : http://www.youtube.com/watch?v=QSNJ-xQex8U&list=PLauw-H4ZP_KUnlfMIQgY0rvGlSXYkk3EX








Nenhum comentário:

Postar um comentário