sábado, 28 de junho de 2014

O BAÚ DO FOLCLORE NOS CONTOU...

arquivo particular



BRASILIANA – (...)”O imperador é, portanto, um consumado poliglota. E aproveita as vantagens que tem sabido auferir para pôr-se ao corrente, pelo seu próprio esforço, de tudo o que se publica na Europa e na América. Livros de ciência, obras literárias, periódicos, tudo ele devora, tudo ele retém. Eis a prova: algum tempo depois da nossa chegada ao Rio, tivemos a honra, minha esposa e eu, de sermos recebidos por Sua Majestade. Foi na residência imperial de S. Cristóvão que alcançamos apresentar-lhe as nossas respeitosas homenagens.

   A galeria coberta onde se achava o imperador estava atulhada de uma multidão de pessoas dos dois sexos e de diversas raças, que vinham cumprimentar S. M., outras solicitar-lhe algum favor.

   Num estrado que dominava a galeria, músicos de todas as nuanças de pele (se não me engano o regente era um mulato) executavam trechos da Judia e da Filha do Regimento. O imperador do Brasil é sem dúvida o soberano que se pode abordar mais facilmente. Não o cercam nem guardas pessoais, nem ajudantes de ordens, nem mestres de cerimônias que se coloquem entre ele e seus súditos. A etiqueta teve o bom senso de afastar-se nesse caso, e nem ao menos faz-se preciso levar uma carta de audiência.

   Duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados, todo o mundo, sem distinção, é autorizado a atravessar os umbrais da morada imperial. Em S. Cristóvão há tanto eleitos como reclamados.

   Espera-se de pé na galeria, e cada um por sua vez, os brasileiros como os estrangeiros, têm facilidade em aproximar-se do imperador.

   S. M. estende a sua mão àqueles que manifestam o desejo de beijá-la, e escuta todas as comunicações que lhe são feitas, com delicada atenção. A galeria de S. Cristóvão e a ausência do cerimonial fizeram-me naturalmente pensar no carvalho de Vincennes, a cuja sombra S. Luiz fazia justiça. ”(...)
(Charles Expilly, MULHERES E COSTUMES DO BRASIL, Tradução, Prefacio e Notas de Gastão Penalva, pags. 24 e 25, São Paulo-1935.)



                                         - ROTEIRO


O FORTE DO MAR – (Batuque)                                 Cd:  Boa Viagem    (2013)


RUA DA FESTA – (Cucumbi)                                   Cd:    Rua da Festa     (2010)


A ILHA – (Samba-Jongo)                                           Cd:    Folha da Mata   (2012)





arquivo particular
Cd Boa Viagem
arquivo particular
Cd Rua da Festa


arquivo particular
Cd A Folha da Mata


Até breve queridos amigos, fiquem conosco em nosso endereço : https://www.youtube.com/watch?v=4Hk6odBUWQc



     













Nenhum comentário:

Postar um comentário